BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Saturday, November 13, 2010

Oriximiná poderá decretar estado de emergência

Devido à forte estiagem, o nível das águas do rio Trombetas é um dos mais baixos de todos os tempos, o que vem causando preocupação às autoridades. A Defesa Civil está acompanhando de perto todos os dias o nível das águas do rio que banha Oriximiná, com o objetivo de subsidiar o governo municipal no caso de uma medida preventiva, como a decretação de estado de emergência no município. Sobre a ausência de chuvas em Oriximiná, Ivo Matos, coordenador da Defesa Civil, diz que o asfalto da cidade faz subir a pressão atmosférica na região e afastar as nuvens capazes de provocar chuva.
O rio Trombetas, com cerca de 750 km de extensão, é largo, profundo e navegável para embarcações de até 500 toneladas, numa extensão de 230 km. Nesse trecho navegável, suas margens apresentam terrenos planos, onde se formam vários lagos. Sua foz fica em frente a Oriximiná, onde se junta ao Paraná de Sapucuá, cujo prolongamento é chamado de Baixo Trombetas.
Após o encontro com o Paraná Sapucuá, chega a atingir até 1.800m de largura, tendo seu leito dividido por várias ilhas estreitas e compridas, como a ilha da Jacitara, até atingir sua primeira cachoeira, a conhecida Cachoeira Porteira.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home