BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, November 26, 2010

Operação Policial prende oito traficantes em Novo Progresso

As Polícias Civil e Militar deflagraram, no último dia 24, uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas no município de Novo Progresso. Até o momento, oito homens foram presos e um adolescente foi apreendido por envolvimento com o crime. Denominada “Operação Arcanjo”, a ação policial é realizada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, sob comando do delegado Jardel Guimarães com participação dos delegados Jamil Farias Casseb, coordenador de operações da 16ª Seccional Urbana de Santarém, e delegado Lucivelton Santos, titular da Delegacia de Novo Progresso. Também estão presentes policiais civis de Santarém e Itaituba que atuam em parceria com o comando local da Polícia Militar, sob coordenação do tenente Almir Castro. O objetivo é o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Para dar início à operação, as equipes policiais percorreram mais de 860 quilômetros de extensão, com saída de Santarém até Novo Progresso. Os agentes deixaram Santarém com três viaturas da Polícia Civil e outras três da Polícia Militar.
Ao todo, 12 policiais civis e 15 militares atuam na ação policial que atinge nove pontos no município. Os locais estão relacionados aos crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos. Durante a operação, foram apreendidos objetos diversos, entre notebooks, telefones celulares, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, agendas com detalhamento de venda de drogas, motocicletas, um carro modelo Corsa Sedan, além de máquinas fotográficas e filmadoras digitais.
Os policiais prenderam os maranhenses Irineu Conceição da Cruz, de 45 anos; José Manoel Ferreira, 43 anos, e Ana Patrícia Santos, 22 anos; o paranaense Isidoro Ribeiro dos Santos, 43 Anos; o mato grossense Eudes Freitas de Melo, 22 anos; e os paraenses Jucilene da Silva Melo, 19 Anos; Marcos Vinícius Nogueira, 18 anos, e Vicente Lima da Silva, 29.
Um adolescente de 17 anos foi apreendido em uma “boca-de-fumo”, em cumprimento de mandado de busca e apreensão expedida pela Comarca de Itaituba por homicídio praticado pelo acusado naquele município. Conforme o delegado Jardel Guimarães, a operação é uma continuidade das ações de repressão e combate ao tráfico de drogas no município. A primeira grande operação realizada em Novo Progresso se registrou em 2009 com a denominação de operação “Santorini”. A ação serviu de base para coleta de informações para “Operação Arcanjo”. A operação prossegue no município e não tem prazo para conclusão, segundo o delegado. Ele salienta que o município é alvo de ações criminosas geradas pelo tráfico de drogas que tenta se expandir na região, devido as proximidades com o Estado do Mato Grosso. As ações em áreas de fronteiras são intensificadas em todo o oeste do Pará.
O juiz responsável pela emissão das ordens judiciais, José Admilson Gomes Pereira, reitera que a decisão de emitir os mandados foi fundamentada na preocupação com a imensa deficiência de vigilância da fronteira do município de Novo progresso com o Mato Grosso que, por sua vez, faz fronteira com a Bolívia, o que facilita a entrada e comercialização de entorpecentes no município. O delegado salienta que ações policiais do tipo são realizadas com frequência pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, a exemplo da operação “Êxodo” realizada em Terra Santa, Oriximiná, Faro e Óbidos, na fronteira com o Estado do Amazonas e com outros países da América do Sul. “Ressaltamos ainda que somente com a integração das instituições de segurança pública e do Poder Judiciário e Ministério Público, e apoio da sociedade, as ações podem ser colocadas em prática na região”, destaca Jardel Guimarães.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home