BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Wednesday, March 02, 2011

FORDLÂNDIA

Projeto Bacia Leiteira tem continuidade

Apesar das dificuldades, continua em andamento o Plano de implantação de uma Bacia Leiteira, projeto encabeçado pela COOPERLANDIA (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares da Transfordlandia), com o apoio do SEBRAE que está apoiando a implantação do projeto na região e com a participação da ELETROBRAS que pretende desenvolver a questão social na região que faz parte do Complexo Tapajós composto por cinco hidrelétricas previstas na região.
A implantação do projeto da Bacia Leiteira promoverá renda e desenvolvimento, principalmente para os criadores de gado leiteiro da região da Transfordlandia, que segundo Algemiro Peixoto, presidente da COOPERLANDIA, conta ainda com o apoio do BASA (Banco da Amazônia), irá ajudar no financiamento e aumento do rebanho local.
Outro parceiro da COOPERLANDIA e a COOPETRA da cidade de Rurópolis, a principal compradora de leite da região e que estaria trabalhando totalmente dentro da legalidade.
Apesar do apoio dos órgãos e empresas já mencionados, o presidente da cooperativa diz que falta o apoio das autoridades municipais, principalmente no que se refere a recuperação das estradas e vicinais que estão totalmente intrafegáveis, o que dificulta o acesso de produtores. Algemiro exemplificou Fordlandia, onde no momento estimasse que haja aproximadamente 600 litros de leite por dia mais que que o acesso se torna dificultoso em função das estradas.
Mais uma vitoria da COOPERLANDIA foi as doações de dois terrenos para a cooperativa. Um deles na Transfordlandia, precisamente no KM 21, que foi doado pelo empresário Vilson Gonçalves, uma área de dez mil metros quadrados aonde já esta funcionando a sede da Cooperativa e outras instalações.
Segundo Peixoto em uma parceria recente com a AMFA (Associação de Moradores de Fordlandia e Adjacências) foi doado recentemente um terreno na área urbana da vila de Fordlandia para a construção aonde será colocado o tanque de resfriamento de leite, dando assim mais condições para os cooperados.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home