BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Tuesday, December 14, 2010

CÂMARA DE ITAITUBA

Briga e pancadaria na sessão que elegeria o presidente

A sessão da Câmara Municipal de Itaituba desta terça feira em que seria eleita a nova Mesa Diretora do Legislativo Municipal foi atropelada por uma pancadaria generalizada protagonizada por assessores do atual prefeito Valmir Climaco, comandada por Israel Santos, chefe da Controladoria Interna da Prefeitura e Hernane, conhecido por Negão da Carne de Sol, Assessor Especial da atual administração.
A sessão foi aberta pelo presidente Hilton Aguiar e, quando tudo parecia transcorrer normalmente, Israel Santos se aproximou da vereadora Eva Maria Gomes, candidata a vice presidente na chapa do vereador João Bastos Rodrigues (Cebola- PP), passando a proferir palavras em seu ouvido, quando sob solicitação do vereador César Aguiar (PR), o presidente solicitou que Israel se retirasse da mesa e retornasse ao espaço destinado ao povo.
Com Israel se recusando a atender a solicitação do presidente da casa, o assessor parlamentar Genuíno, responsável pelo controle de acesso ao plenário do legislativo, foi até Israel, puxando-o e convidando-o para sair já que o mesmo não podia permanecer no local, cujo acesso só é permitido aos parlamentares, funcionários da Câmara, imprensa e convidados, mas foi surpreendido com atitude, que ele julgou grosseira de Israel Santos, que o pegou pelo colarinho da camisa e o enforcou em cima da mesa, de são comandados os trabalhos do parlamento, fazendo com o funcionário reagisse e aplicasse um soco em Israel.
No instante em que Israel Jenuino trocavam socos, Hernane partiu para também agredir Jenuino, mas foi interceptado por um outro funcionário da câmara com quem passou a trocar soco e ponta pés, fazendo com que a vereadora Eva Gomes passasse mal e fosse retirada para uma sala anexa ao plenário.
Nesse instante a Câmara Municipal se transformou em uma verdadeira arena de vale-tudo, socos, chutes e agressões verbais tomaram conta no plenário, fazendo com que a sessão fosse suspensa momentaneamente.
Com o retorno dos trabalhos e a vereadora Eva devidamente recomposta, os vereadores e os presentes foram surpreendidos com o argumento de que segundo o regimento interno da casa, a eleição só pode ocorrer após a votação do orçamento, mas foi surpreendido, com a votação do orçamento estando na pauta de votação do dia, o revoltou Peninha, que passou a agredir verbalmente os vereadores de oposição, em especial Hilton e César Aguiar.
Descontrolada com o tumulto, mais uma vez a vereadora passou mal e, desta feita, foi levado por policiais ao hospital, o que fez com que a sessão fosse suspensa por cinco minutos, o que se prorrogou devido a chegada de uma determinação judicial suspendendo a eleição da diretoria do Legislativo, atendendo um medida Cautelar impetrada pelos vereadores do PMDB.
Retornando os trabalhos, Hilton disse que não esperava de uma ação tão irresponsável por parte do grupo do prefeito, afirmando que a Mesa Diretora da Câmara de Itaituba será eleita pela maioria de votos dos vereadores de Itaituba e não pela vontade de prefeito.
César Aguiar disse que esse tipo de papel é peculiar ao vereador Peninha e seu grupo que sempre quiseram impor suas vontades. “Voto se conquista, não se impõe”. Desabafou o vereador.
Segundo Cebola, todas as providências já haviam sido tomadas visando sua eleição para presidente da Câmara Municipal de Itaituba, cuja chapa denominada “Humildade, acima de tudo” já estava registrada com os cinco parlamentares, além do sexto voto necessário para garantir a eleição da Mesa Diretora.
Para chegar ao cargo máximo do parlamento, Cebola conta com os votos da Vereadora Eva Maria Gomes, Manoel Dentista, Dadinho Caminhoneiro, além dos vereadores César Aguiar e Hilton Aguiar, os dois principais articuladores da chapa de Cebola.
Peninha, por sua vez, também ex presidente da casa e conta com o apoio do prefeito municipal Valmir Climaco e os votos certos de João Crente e Marcos , contando com os votos de Maria Pretinha e Dico, ambos do PSDB).
Para assegurar sua eleição, Peninha precisa de mais um voto, o que vinha sendo trabalhado durante todo o final de semana, mas que até o início da sessão não havia obtido êxito.

1 Comments:

Blogger Francisco Bezerra said...

nUma verdadeira baixaria isso que aconteceu!!!
será que o povo de nossa cidade não ver que isso não passou de manobra politiqueira de político mal caráter!!!

7:33 PM

 

Post a Comment

<< Home