BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Monday, March 14, 2011

AVEIRO

TRE pede nova eleição para prefeito

Na última sexta-feira (04), o procurador eleitoral do Pará, Daniel César Avelino, deu parecer favorável à realização de nova eleição para prefeito no município de Aveiro, que desde o segundo semestre de 2010 vem sendo governado pelos presidentes da Câmara. Primeiro Manoel Sales e agora Ranilson Prado.
O procurador pede o cumprimento do acórdão 23.299, do Tribunal Regional Eleitoral, a fim de que se cumpra, em regime de urgência, a eleição direta no município.
O parecer do procurador é resultado de um recurso do ex vice prefeito Fuzica, dado entrada no último mês de janeiro, por intermédio de seu advogado, Robério Abdon de Oliveira, pelo qual pediu a realização de uma nova eleição para prefeito no município de Aveiro.
No Tribunal Superior eleitoral existe um Agravo de Instrumento impetrado pela ex-prefeita Gorete Xavier, solicitando a anulação de sua cassação. Mas de acordo com os comentários no próprio município, a ex prefeita estaria disposta a retirar o recurso para que aconteça a nova eleição, na esperança de que alguma pessoa de seu grupo político venha ser eleita.
Independente de quando possa vir acontecer uma nova eleição, isso se hover, considerando que para isso a Justiça eleitoral tem que dispor de recursos e, somente no Estado do Pará existem seis município na mesma situação, o atual prefeito Ranilson Prado pode se candidatar sem ter que se licenciar do cargo que hora ocupa.



Parceria garantirá serviço de internet


Parece que o sonho dos moradores de Fordlandia e de outras localidades em se conectar com o mundo através da grande rede vai se tornar realidade, nesta semana uma equipe do provedor ZZuum empresa de Itaituba, especializada em internet, esteve em Fordlandia para verificar uma área e bater pontos de GPS o onde possivelmente será montada a torre para fornecer o sinal para toda a comunidade.
A reportagem da Folha do Oeste conversou com proprietário da empresa, senhor Edson Gonçalves Menezes, que confirmou já está fechada a parceria entre a empresa e a Prefeitura de Aveiro. Edson Menezes disse que já nesta semana vão iniciar os trabalhos de montagem das torres em Fordlandia e Brasília Legal, estipulando o prazo de no Maximo 60 dias para a população poderá usufruir da tão sonhada internet.
Vale relembrar que as repartições públicas como as escolas e outras terão o serviço pago pela prefeitura mais o povo em geral para poder usufruir da net será cobrado como nas cidades o valor de R$,120,00(cento e vinte reais)com internet 24 horas.
A reportagem conversou com algumas pessoas e todas estão contentes mais com os pés no chão “só acredito quando tudo estiver montado e funcionando,” disse um morador. Outro falou que as coisas no município são tão difíceis que só vendo para acreditar, mais concluiu que se for verdade o prefeito esta de parabéns.
Por telefone conversamos com Gilmar Lira, secretário de administração da PMA, que confirmou a veracidade da parceria e garantiu o fornecimento do serviço de inernet para as comunidades e para a cidade de Aveiro.

JACAREACANGA


Carnaval sem superação

Não foi por falta de esforços que a comissão organizadora do Carnacaré 2011 de Jacareacanga não conseguiu superar os anos realizados na gestão do ex prefeito Carlos Veiga, quando o evento ganhou nome no Oeste Paraense. A começar pelo baile da Rainha das Rainhas realizado no Clube Emoções, que de bom, só mesmo a senhorita Elienai Araújo, que representando o Bloco Me Beija na Bôca, não deixou outra opção ao jurado escolhido pelos próprios blocos.
Tipificando nesse quesito, já se observou a desorganização e falta de noção carnavalesca da comissão, pois nunca na história de concursos se registrou avaliados escolherem seus avaliadores. Quanto ao restante, tudo muito sem graça, uma ornamentação sem nexo e com motivos pra lá de duvidosa.
Em seguida, foi a vez da passarela do samba, quando sem pré, se dá como desculpa as chuvas, como se quando o Carnacaré era sucesso, os foliões jacareacanguenses e os visistantes não se esbaldassem nos belos temporais e aproveitassem o evento.
Na apresentação dos blocos, faltou animação e claro, não contagiou o público presente. A comissão mais uma vez argumentou que não havia trazido o trio Elétrico de Itaituba por falta de recursos financeiros, contradizendo a máxima usada pelo governo petista de Raulien Queiróz, que propala que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) caiu em função da queda na sendo 2010, pois no mês de fevereiro foi locado nas contas da Prefeitura mais de dois milhões de reais. Sem o trio elétrico o brilho do Carnacaré foi abalado. Na escolha da Rainha Mirim a candidata do bloco Me Beija na Boca levou o título, com a docinho Taylana, que encantou a todos.
Nada de surpresas neste carnaval em Jacareacanga, nem mesmo o desaparecimento do prefeito Raulien Queiróz da quadra momesca, pois raramente o prefeito está no município, sempre em viajem à “serviço da municipalidade”. Para salvar o carnaval, somente o tradicional desfile de fantasias luxos, onde os carnavalescos mostram todas as suas criatividade e aptidões, uma tradição advinda dos bons tempos de carnaval em Jacareacanga.
Ao final, com um palco sem autoridades locais e um parco número de brincantes, que se esforçavam para manter a animação, o neófito secretário de educação Pedro Lúcio falou em nome do prefeito municipal e novamente prometeu utopias levando o público a ironizá-lo.
Para quem gosta de um bom carnaval em Jacareacanga, resta apenas esperar o tempo passar e torcer para que as coisas não piorem, pois no caminho das suspeições de desvios de recursos públicos, desmandos, perseguições político-partidária, ostracismo, abandono total no município e outras improbidades administrativas, apenas o semblante triste da população pode retratar o Carnacaré 2011. É o carnaval da política do pão e circo.

TRAIRÃO


Prefeito vistoria obras em Santa Rita

As fortes chuvas que castigam Trairão, causam transtorno à população, tais como fortes enxurradas que arrastam bueiros chegando a cortar estradas, foi o caso da vicinal da Santa Rita, na qual havia um local onde existia um bueiro de madeira, o mesmo foi arrastado pelos ripiquetes das chuvaradas dos últimos meses.
Imediatamente o prefeito Danilo Miranda enviou uma equipe da secretaria de obras para construir uma ponte no lugar, para que possa suportar fortes ripiquetes.
Buscando constatar a realização do serviço, o gestor trairense esteve no local vistoriando a obra junto com seu secretário de administração e, avaliou-a como positivo para a comunidade, haja visto que no entorno da vicinal da Santa Rita existem mais de dez vicinais adjacentes, além de que, é uma via que dá acesso para as comunidades: Sem Terra, Areias I e II, Tucano e Pimenta, por ali trafegam muitos carros, como transporte escola de alunos e agricultores de boa parte do município.



Danilo visita agricultores
A partir dos anos 90 tem se observado um crescente interesse pela agricultura familiar no Brasil. Este interesse se materializou em políticas públicas, como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e na criação do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), além do revigoramento da Reforma Agrária.
Mas somente a partir de 2009, com total apoio da atual gestão municipal, é que a agricultura familiar de trairão entraria para o patamar de desenvolvimento e sustentabilidade e, o primeiro passo para que isso viesse acontecer, foi fazer funcionar a secretaria municipal de agricultura com total apoio logístico, assim como também colocar em funcionamento um trator que há anos se encontrava em cima de um cepo, disponibilizar dois caminhões trucados para transporte das produções e, recuperar estradas vicinais para evacuação dos produtos.
A conquista de mais um trator de pneu novo, ajudou a desenvolver a agricultura familiar no município, pois com dois equipamentos trabalhando a todo vapor, os agricultores de Trairão sentem-se totalmente apoiados pela prefeitura municipal, que lhes fornecer desde máquinas de mecanização, até transporte para escoamento de suas produções sem nenhum custo.
Ao vistoriar a recuperação de vicinal da 18 , o prefeito Danilo Miranda aproveitou para visitar um agricultor que estava mecanizando um pedaço de terra para o plantio de mandioca, do qual ouviu os agradecimentos pela mecanização de suas terras. Disse que era a primeira vez que estava recebendo um benefício desse tipo e que os trabalhos ajudarão muito no orçamento familiar.
Sem a ajuda da prefeitura muitos agricultores não estariam mecanizando suas terras, pois para isso, teriam que pagar aluguel de máquinas, o que tornaria a produção inviável.

Wednesday, March 02, 2011

AVEIRO

Prefeito reivindica Hospital Municipal

Quando na segunda visita do deputado federal Dudimar Paxiúba, desta feita acompanhado de representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará, esteve no município de Aveiro, o prefeito Ranilson Prado aproveirou para reivindicar melhorias no atendimento na área de saúde a população aveirense.
Atento as colocações da secretaria municipal de saúde e do prefeito a importância da construção de novo e moderno hospital municipal pra que venha atender a população de Aveiro, pois o municipal é formado por várias comunidades que depende da sede Aveiro com estrutura para que possa atender sua população.
A população do município ficou contente com a presença do deputado, já que Dudimar, mesmo com poucos dias de mandato, já está na segunda visita ao município, proporcionando confiança na população com objetivo de resgatar a credibilidade nos políticos locais e região.



Viatura será recuperada, garante secretário

Por duas vezes atrás, em outros semanários, o repórter da FOLHA DO OESTE já denunciou o abandono da viatura da Policia Militar no destacamento da Vila de Fordlândia, mas nada foi feito pelas Administrações passadas para resolvesse o problema. Ou seja, por duas vezes a tal viatura já foi removida para Itaituba, sendo que na última vez recebeu um banho de tinta e uma carroceria, mais só melhorou a aparência haja vista que voltou com os mesmos pneus carecas, com problemas mecânicos e com vazamentos nos eixos das rodas. Em outras palavras, só enganação e dinheiro Público jogado fora.
Após três meses da viatura parada no pátio do DPM, a reportagem em contato com o comandante do destacamento de Fordlândia CB R.Junior, foi informada que um mecânico local fez uma gambiarra na viatura só para que ele a conduzisse até Itaituba para fazer a manutenção. O comandante disse que espera o apoio do novo prefeito Ranilson do Prado para mandar concertar a viatura, para que a polícia possa desempenhar um trabalho de qualidade com rondas em Fordlândia e nas comunidades próximas. “Espero que o novo Prefeito nos ajude e contribua com a comunidade mandando concertar o carro para que possamos desenvolver nosso trabalho a contento da sociedade.” Disse.
A área a ser patrulhada pela Polícia Militar é muito grande, tendo comunidades como Cauassu-ê-pa e a agrovila de Andrelandia, que ficam distante, e sem uma viatura se torna impossível fazer uma diligência.
Por Telefone a reportagem conversou com o Secretario de Administração da Prefeitura de Aveiro, Gilmar Lira, que interrogado obre a situação da viatura ele disse que segundo informações comprovadas, o comandante da Policia Militar de Itaituba teria pedido que o comandante do destacamento de Fordlândia levasse a viatura para Itaituba, mas que sua intenção era mandar o carro para outro município. Lira acrescentou que o Prefeito Ranilson do Prado vai até o comando da PM em Itaituba para resolver a questão, que segundo o secretario, Aveiro já gastou muito dinheiro no carro para que seja mandado para outro Município.
O secretário garantiu que o problema da viatura policial vai ser solucionado. A reportagem da FOLHA vai acompanhar este caso e cobrar a resolução do problema.

AVEIRO

Consumidor denuncia Rede Celpa

Francisco Batista de Castro Morador da Comunidade de Boa esperança (Vicinal) Próxima a vila de Fordlândia, procurou a reportagem da Folha do Oeste para reclamar de Funcionários da Prestadora de energia elétrica Rede Celpa a respeito do descaso com a manutenção de Problemas ocasionados em transformadores locais “baixinho Mangagá” como é conhecido, disse que com as fortes chuvas dos últimos dias, se agravou com um grande temporal, foi queimado dois apara raios, sua televisão e o aparelho de sua parabólica, além do transformador de fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o denunciante, o pessoal da empresa esteve no local, dias depois, mais não concertou o transformador alegando que no momento não poderiam levá-lo e que voltariam na quinta feira (10) deste mês, mas, nunca voltaram.
Vale relembrar que os moradores da área rural que foram beneficiados com o programa do Governo Federal “Luz Para Todos” sofrem constantemente com a falta de energia, além do superfaturamento nos talões de energia que são constantes, contas exorbitantes que aparecem em talões de pessoas que só tem teres lâmpadas e uma televisão em casa. Devido à falta de manutenção na rede elétrica de baixa tensão, agora com as fortes chuvas e os fortes ventos de inverno, os usuários já chegaram a ficar por mais mês com a falta de energia nas comunidades.
Em contra partida, a empresa culpa a prefeitura por não fazer à manutenção das estradas pra que os carros possam trafegar com eficácia e resolver os problemas. Na briga para que ninguém assuma a responsabilidade ou irresponsabilidade com o caos que se encontra o fornecimento de energia as comunidades do interior, é imprescindível que prefeituras e Rede Celpa se entendam e façam seus trabalhos a contento da população, que nada mais querem além de que os serviços prestados sejam de qualidade, o que lhe é de direito.


Falta estrutura e desrespeito à imprensa


Na tarde de sábado (19), a nova secretaria de saúde de Aveiro esteve na vila de Fordlândia para uma reunião entre funcionários da saúde, segundo informações colidas pela reportagem, o motivo seria de um começo de trabalho a ser desenvolvido por ela frente à secretaria de saúde do município. Um monte de blá, blá, blá que já se conhece em todo o começo de governo.
Na tentativa de colher informações da secretária, a reportagem esteve em frente do posto de saúde por mais de duas horas, sem obter sucesso, mesmo tendo por várias vezes, solicitado aos funcionários do posto, que avisassem a secretária da presença da imprensa no local, o correspondente da folha ficou parecendo um vigia da unidade de saúde. Uma completa falta de respeito com o profissional de imprensa, que a exemplo da secretária, também estava ali para fazer seu trabalho.
Secretaria a população de Fordlândia espera que sua falta de educação se transforme em trabalhos para o Município de Aveiro que já esta cheia de papo furado e de boçalidade de pessoas que nem conhecem os problemas do Município.
Vale relembrar que a Saúde Publica do Município, principalmente de Fordlândia, esta no fundo do poço. Pois aqui, a unidade de saúde só funciona por em função da Igreja Católica haver alugado o prédio do antigo convento de freiras, para a Prefeitura, pois entra prefeito e sai prefeito sem que seja feito um prédio para a saúde, só promessas e, de promessas o inferno ta cheio.
Na unidade de saúde de Fordlândia não tem um telefone fixo, a não ser um telefone público, que a exemplo dos demais em Fordlândia, não funciona. Sem um laboratório de análises clínicas, a dificuldade aumenta até mesmo em casos de exames simples, que beneficiaria principalmente a população rural. A ambulância que atende o posto é uma combe que só pega no tranco, que em concertos feitos pelas administrações passadas, já foi gasto dinheiro que daria para comprar uma nova.
A voadeira da saúde, que ainda tem gente com coragem de chamar de ambulancha, funciona rebocada por um motor de 15 HPS, mais lento que uma rabeta, tem uma cobertura que mais parece uma peneira, quando chove molha mais dentro do que fora. Apesar de em Fordlândia existirem outros pilotos, a unidade de saúde só tem um piloto que fica o tempo todo de sobre aviso.
Nós sabemos que o governo está apenas iniciando, entretanto, sugerimos aos secretários do município que tenham mais transparência com os seus trabalhos e que não esqueçam que estão sendo pagos com o dinheiro do povo.

FORDLÂNDIA

Posto dos correios está abandonado

A reportagem da Folha do Oeste flagrou o abandono em que se encontra o posto dos correios da vila de Fordlândia. Depois de denúncias dos moradores que usam o serviço dos correios da vila, a reportagem foi até o local e comprovou que além do mato que já tomou conta do local, do lado de dentro do posto a situação é precária um estado de total abandono de um prédio que deveria ser zelado e bem cuidado, pois através dele é que chegam as correspondências e outros tipos de serviços oferecidos pela empresa.

Mas infelizmente, o que se vimos á bem diferente do que deveria ser. O posto está com as janelas quebradas, o vaso sanitário sem condição de uso, as pias com vazamento, casas de marimbondo no teto. Uma pouca vergonha das Administrações que já se passaram e que nada fizeram. Culpa não só dos prefeitos, mas também dos administradores incompetentes que não souberam administrar e tiveram noção da importância do correio local.

A reportagem procurou os gentes que se encontravam no local para uma conversa e eles disseram que temem que os vândalos invadam a agência na parte da noite e roubem ou rasguem as cartas e outros materiais do correio.

Procuramos o Presidente da comunidade Expedito Brito para se manifestar sobre o assunto e ele nos disse que já procurou as administrações e até agora nada foi feito, conversamos com o Atual Administrador e ele falou que vai mandar um profissional qualificado para resolver o problema.

FORDLÂNDIA

Projeto Bacia Leiteira tem continuidade

Apesar das dificuldades, continua em andamento o Plano de implantação de uma Bacia Leiteira, projeto encabeçado pela COOPERLANDIA (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares da Transfordlandia), com o apoio do SEBRAE que está apoiando a implantação do projeto na região e com a participação da ELETROBRAS que pretende desenvolver a questão social na região que faz parte do Complexo Tapajós composto por cinco hidrelétricas previstas na região.
A implantação do projeto da Bacia Leiteira promoverá renda e desenvolvimento, principalmente para os criadores de gado leiteiro da região da Transfordlandia, que segundo Algemiro Peixoto, presidente da COOPERLANDIA, conta ainda com o apoio do BASA (Banco da Amazônia), irá ajudar no financiamento e aumento do rebanho local.
Outro parceiro da COOPERLANDIA e a COOPETRA da cidade de Rurópolis, a principal compradora de leite da região e que estaria trabalhando totalmente dentro da legalidade.
Apesar do apoio dos órgãos e empresas já mencionados, o presidente da cooperativa diz que falta o apoio das autoridades municipais, principalmente no que se refere a recuperação das estradas e vicinais que estão totalmente intrafegáveis, o que dificulta o acesso de produtores. Algemiro exemplificou Fordlandia, onde no momento estimasse que haja aproximadamente 600 litros de leite por dia mais que que o acesso se torna dificultoso em função das estradas.
Mais uma vitoria da COOPERLANDIA foi as doações de dois terrenos para a cooperativa. Um deles na Transfordlandia, precisamente no KM 21, que foi doado pelo empresário Vilson Gonçalves, uma área de dez mil metros quadrados aonde já esta funcionando a sede da Cooperativa e outras instalações.
Segundo Peixoto em uma parceria recente com a AMFA (Associação de Moradores de Fordlandia e Adjacências) foi doado recentemente um terreno na área urbana da vila de Fordlandia para a construção aonde será colocado o tanque de resfriamento de leite, dando assim mais condições para os cooperados.