BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Thursday, April 28, 2011

AVEIRO



Parceria garantirá 200 casas populares

Através de um convênio com a Caixa econômica federal, a prefeitura Municipal de Aveiro deverá efetivar a construção de 200 casas populares para atender as famílias mais carentes do município.
O convênio vem sendo trabalhado pelo prefeito Ranilson Prado que esteve na capital do Estado nesta quarta feira, discutindo os preliminares da parceria junto ao assistente da Superintendência da Caixa de Belém, Sr. Ricardo Heitor e também o Sr. Paulo Costa, representante da empresa Ícaro, que será a responsável pelo desenvolvimento projeto.
De acordo com as informações repassadas a nossa redação, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aveiro, lançará no próximo dia 23 de maio, em uma audiência pública a ser realizada na sede do município, o projeto para a construção das 200 casas populares, que visa beneficiar a demanda da classe menos favorecida do Município de Aveiro.
As duzentas casas que serão construídas através da parceria entre Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Aveiro estão orçadas no valor de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) a unidade, porém, as famílias contempladas não terão que pagar nada, já que pela parceria, a Caixa Econômica custeará a construção das casas e a prefeitura Municipal custeará a infraestrutura necessária para proporcionar uma moradia condigna às famílias que serão beneficiadas.

Thursday, April 14, 2011

JACAREACANGA


Agricultora denuncia abandono

“Ele vai fazer mais só que Então os moradores tão querendo justiça igualdade para todos já que uma vez ele em seu discurso prometeu que ia ajudar as mais distantes comunidades que precisassem de apoio do poder público, mas, pelo visto, está é querendo que morramos isolados.” Estas foram as palavras de revolta e indignação da senhora Maria das Graças, agricultora do município de Jacareacanga, que não esconde o arrependimento de haver acreditado nas promessas e votado no atual prefeito do município.
Segundo a queixosa, alguns comunitários estão pedindo a Deus que termine logo mandato do atual gestor municipal. Em forma de desabafo ela disse que “a nova eleição municipal está chegando e o povo há de dizer “agora é nossa vez”. não foi o slogan da campanha dele, “agora é a vez do povo”? Depois colocaram “no rumo certo” e agora colocaram pro ultimo “no caminho certo”. Que caminho é esse, que estamos isolados por falta de estrada? Questiona.
Maria das Graças disse que na época da campanha o atua prefeito de Jacareacanga havia prometido um poço artesiano, um grupo gerador para fornecimento de energia para a comunidade, reforma da escola e rádio comunicador para emergência, porém, já se passaram mais de dois anos e nada foi cumprido. “Ele nos deixou isolados. E nossas crianças que futuro terão se nem escola digna possuem? Nós cassamos de promessas.” Desabafou.

Wednesday, April 13, 2011

Operação Inverno prossegue pelas ruas de Santarém

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) continua intensificando a Operação Inverno nas vias públicas da cidade de Santarém. O objetivo é evitar que a água da chuva transborde e prejudique a trafegabilidade do sistema viário.

Três equipes de limpeza estão efetuando os serviços de desobstrução da rede de drenagem superficial e profunda na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre Jasmim e Sérgio Henn; e na Rodovia Fernando Guilhon e na Travessa José Agostinho, próximo a Rua Altamira. Os trabalhos acontecem através da capina, coleta de entulho e desobstrução de canaletas e bueiros.

As equipes de terraplenagem da Prefeitura de Santarém estão removendo areia na Rua Angelim - que dá acesso à praia do Maracanã - e aterrando um trecho da Avenida Frei Vicente com a Avenida Quixadá.

Monitores do programa mais educação serão capacitados

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), juntamente com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), realizarão a partir do dia 16 de abril, em Santarém, o curso de formação para os monitores do Programa Mais Educação.

A formação acontecerá em 6 locais: na escola Pedro Álvares Cabral, de 8h às 17h, com o curso sobre a Promoção da Saúde; no Instituto Federal do Pará (IFPA), com o curso de Letramento, a partir das 8h; na Escola Municipal Frei Fabiano, com o curso de Recreação e Lazer, de 8h às 17h; na Escola Almirante Soares Dutra, com o curso de Fanfarra, a partir das 8h; na Escola Fluminense, com o curso de Judô, a partir das 14h, e na APAE, com o curso de dança, iniciando às 8h.

Os cursos se estenderão até o dia 7 de maio, e visam a qualificação dos monitores que trabalham por meio de atividades extracurriculares. Segundo o coordenador do Programa, Rivelino Lacerda, a rede municipal de ensino conta com 210 oficineiros, e 27 oficinas, como judô, hip hop, xadrez, banda e fanfarras, letramento, entre outras.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, do Governo Federal, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas agrupadas em macrocampos. Atualmente, 35 escolas da rede municipal são incluídas no programa, ampliando o caminho da consolidação de uma educação em tempo integral.

Wednesday, April 06, 2011

BELTERRA

BNDS relaciona prédios que serão restaurados

O prefeito Geraldo Pastana recepcionou executivos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, acompanhados do diretor da AmaBrasil José Luiz Aranha, da Superintendente do IPHAN no Pará, Maria Dorotéia e o Diretor do Programa Butantan Amazônia, Dr. Mercadante. Pastana disse que a visita é a última de uma série já realizada e significa o último passo para que seja concretizada a liberação do recurso financeiro, que vai ser investido nas restaurações.
Segundo o prefeito Geraldo Pastana, o município cumpriu todas as exigências do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, com o tombamento da cidade ocorrendo no mês de outubro de 2010.
O Projeto deverá custar aproximadamente R$ 32 milhões de reais e entre tantos outros prédios, serão restaurados: As escolas, a igreja de Santo Antonio de Pádua, o trapiche da comunidade de Pindobal, o antigo prédio onde funcionava o escritório central e a caixa d'água.

Decepção na educação em Jacareacanga

Após divulgação na mídia de um retrato bem amarelado da educação em Jacareacanga e termos nos subsidiados através de uma entrevista concedida pelo quinto secretário de educação, sociólogo Pedro Lúcio, onde a comunidade em geral já não acreditava que as ações da referida pasta fossem desenvolvidas. A Semecd (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos) decepcionou à todos que já não acreditavam que poderia se ter uma luz no fim do túnel.
Esta semana, a presidente do conselho do Fundeb local, professora Rina Celiane, entregou à presidência da Câmara Municipal, as prestações de contas das aplicações dos recursos do Fundeb exercício 2009, conforme promessa feita pelo então secretário de educação. Fazendo assim, terminar uma novela que vinha se arrastando desde março de 2010, quando termina o prazo regulamentar para a entrega das prestações de contas ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) para análises jurídicas e contábeis.
A Semecd continua regularizando todas as solicitações do Sintepp local, respeitando os prazos estabelecidos entre a categoria dos profissionais da educação e a secretaria.
A diretora de ensino da Semecd, pedagoga Geisa, recebeu a reportagem em off e ratificou a vontade do secretário Pedro Lúcio, em resolver todas as pendengas deixadas pelos ex secretários e disse ainda que todos estão entrando em consonância para o bom desempenho dos profissionais e o bom desenvolvimento da área educativa. Mas deixou bem claro, que a secretaria não vai acatar solicitações pessoais que venham trazer prejuízos ao futuro do município.
Por fim, não podemos deixar de fazer nossa meia culpa, justificando que, fazemos parte de uma educação ainda traumática em Jacareacanga e que quando as coisas andam pra frente, ficamos perplexos, mas que torcemos pra que tudo dê certo, dentro de nossa realidade. E que as críticas construtivas sirvam para uma analogia de bom senso.
Outro momento inusitado, é que o secretário de educação está empreendendo viajem às comunidades indígenas, conhecendo a realidade “in loco”, durante quinze dias ele e sua equipe, acompanhada do vereador Gerson Manhuary (PT) estarão fazendo contatos com o povo Munduruku, para absorver suas ansiedades.

Tuesday, April 05, 2011

Pantera inicia bem 2º- turno

O Pantera Negra Santareno conseguiu o primeiro objetivo do returno do Parazão 2011, estreando com uma bela vitória diante do Remo por 3 x 1, na tarde deste domingo, no estádio Colosso do Tapajós. A vitória maiúscula sobre o Leão deixou o time na liderança logo na 1ª- rodada. Era tudo que o técnico Charles Guerreiro queria uma vitória para iniciar bem a Taça Estado do Pará e deixar pra trás a má campanha do 1º- turno.
Com a chegada do técnico Charles Guerreiro o São Raimundo ganhou novos ares. Novo padrão de jogo foi implementado ao final do 1º- turno, quando venceu do Paysandú por 2 x 1 e ganhou confiança para trabalhar bem na inter-temporada, e aproveitar o tempo para testa os novos reforços como Aldivan lateral esquerdo, que no time do Pantera vem jogando de meio campo, do zagueiro Ney Carioca e o rodado meia atacante Vélber. Rodrigo jovem atleta santareno ganhou moral com Charles Guerreiro e vem sendo o coringa do time como volante e lateral direito.

O jogo - Com o Colosso do lotado o jogo começou quente, com os dois times brigando pelo primeiro gol. Apesar das invertidas no ataque os dois times mostravam-se cauteloso. Com isso, o primeiro grito de gol foi do Remo, num lançamento aos 10 minutos, o atacante Wellington Silva recebeu e numa saída desesperada do goleiro Labilá tocou por cima e abriu o placar 1 a 0 para o Remo. O São Raimundo sentiu o golpe mais logo reagiu.
O time de Charles Guerreiro se organizou melhor no meio de campo com Rodrigo, Daniel, Aldivan e Renato Medeiros e encontrou o gol de empate local aos 22 minutos, com o atacante Leandro Guerreiro que recebeu um lançamento da direita e chutou forte, fazendo um golaço, sem chances para o goleiro Lopes que ficou parado no centro da meta.
E quase o Pantera vira logo aos 37 minutos, quando novamente Leandro Guerreiro, sozinho, perdeu um gol. O time alvinegro teve nova chance quase ao final do primeiro tempo, aos 41, Renato Medeiros chutou e o zagueiro Rafael Morisco, salvou, em cima da linha. Com o placar de 1 x 1 encerrava a primeira fase.
Na volta, para a segunda etapa, apenas o Remo mexeu. Saiu Léo Franco, para a entrada de Moisés, o Remo melhorou um pouco mais logo o Pantera retomou as ações do jogo. O Remo se mostrava nervoso em campo. Num carrinho perigoso, o volante Luis André recebeu cartão amarelo e foi expulso de campo (já tinha levado o primeiro por reclamação). A situação do Remo ficou complicada com 11 jogadores. Confuso em campo, o Leão levou a virada logo aos 15 minutos, um belo gol de Daniel após receber passe do atacante Sató. São Raimundo 2 x 1.
A partir de então o São Raimundo começou a tocar a bola e deixar o tempo correr, se livrando de algumas invertidas do Remo. Esperando um Remo desesperado e armando um bote no contra ataque, e depois de agüentar a pressão veio o golpe fatal quando o São Raimundo encaixou nos acréscimos um ataque perfeito para marcar o terceiro. Leandro Guerreiro aos 47 lacrou o caixão do Leão e fez 3 x 1. Depois foi só esperar o apito do árbitro e comemorar a vitória na estréia do 2o- turno.
Na próxima rodada o São Raimundo enfrentar o Águia de Marabá, que vem de um derrota para Tuna por 1 x 0, dia 10 de abril novamente no Colosso do Tapajós, às 17hs. O Remo jogará contra o Cametá, que venceu do Indepandente por 3 x 2, dia 11 de abril, segunda-feira, às 20h no estádio Baenão.


Ficha Técnica
São Raimundo 3 x 1 Remo
Local: Estádio Colosso do Tapajós (Santarém -PA) às 17h00
A: Andrey da Silva e Silva
A1: Heronildo Sebastião Freitas da Silva
A2: Diorgenes Menezes Serrão
A3: Odonaldo Antonio Alho Cardoso Junior *
Cartões amarelos; Júlio Ferrari e Thiago Júnior (São Raimundo) Marlon e Luiz André (Remo)
Cartão vermelhoLuiz André (Remo)
Renda: R$: 96.600,00
Público pagante: 6.349
Credenciados: 700
Público total: 7.049
1 x 0, Remo, Wellington Silva, 10, mts primeiro tempo.
1 x 1, São Raimundo, Leandro Guerreiro, 22, mts primeiro tempo
2 x 1, São Raimundo, Daniel, primeiro tempo
3 x 1, São Raimundo, Leandro Guerreiro, 47, mts primeiro tempo
São Raimundo: Labilá; Júlio Ferrari, Rodolpho Soares (Ney Carioca), Thiago Junior e Rafael Vieira; Rodrigo, Daniel, Aldivan e Renato Medeiros (Vélber); Leandro Guerreiro e Sató (Tinha). Técnico: Charles Guerreiro.
Remo: Lopes; Cleisson (Ratinho), Diego Barros, Rafael Mourisco e Marlon; Mael, Luiz André, Léo Franco (Moisés) e Tiaguinho; Wellington Silva (Jailton) e Tiago Marabá. Técnico: Paulo Comelli.


Outros resultados da 1ª- rodada
02/04/2011 - Sábado, 16h.Independente 2 x 3 Cametá
Estádio Navegantão (Tucuruí)
Castanhal 1 x 1 Paysandú, 20h
Estádio Maximino Porpino (Castanhal/PA) às 20h00
Data: 03/04/2011 (Domingo), 10hTuna 1 x 0 Águia de Marabá
Estádio Francisco Vasques (Belém/PA) às 09h30
Imprensa - S. R. E. C.

Saturday, April 02, 2011

Aveirenses aprovam governo de Ranilson Prado

Com apenas dois meses a frente da administração de Aveiro, o prefeito Ranilson Prado atingiu um índice invejável no que se refere a aprovação de seu governo no município. No último final de semana a reportagem da folha fez uma sondagem junto à população da cidade e de do interior que apontou a aprovação de 80% do aveirenses.
Objetivando saber como os aveirenses avaliavam o atual governo entre, as opções bom regular e ruim, das 150 pessoas entrevistadas, 119 responderam que o governo está bom, 11 responderam regular, 05 responderam ruim e 4 não quiseram opinar.
A nossa equipe também perguntou o que melhorou com o atual governo, com a grande maioria respondendo que foi o atendimento a população, seguido da saúde, assistência social e limpeza pública.
A respeito dos números apresentados por nossa reportagem, o prefeito concordou que o grande diferencial de seu governo seja o atendimento a população. “Eu que acompanhei a forma de tratamento que era dado ao povo, não poderia cometer o mesmo erro. Orientei os nossos secretários e servidores público para que atendam bem a população. Sempre que algum cidadão procura a prefeitura é porque tem algum problema a resolver e, se não for bem atendido, esse problema se agrava. Quem nos elege é o povo e esses merece o melhor atendimento possível,” disse o prefeito.
A mais nova ação do governo de Ranilson Prado que vem agradando a população é o mutirão que recebe o nome do Projeto Florescer. O projeto que vai atender as necessidades de todas as 115 comunidades do município de Aveiro, teve sua primeira etapa nas comunidades de Pinhel, Cametá, Escrivão e Santa Cruz.
O projeto objetiva atender as demandas de serviços e bens públicos em todas as comunidades do município; encurtar distâncias e promover políticas de aproximação social; dar respostas de imediato às solicitações feitas pelos munícipes; buscar maior interação entre poder público e cidadão, valorizando sua participação no processo de construção da democracia e de um ambiente saudável para o cidadão.
As atividades do Projeto Florescer vem contemplando as comunidades que compõem o município de Aveiro, com ações de cidadania, saúde, lazer e serviços básicos.
Ainda nas primeiras etapas, o projeto tem atingido a população mais carente que vivia distante do poder público municipal por falta de oportunidades, em especial, às comunidades que mais precisam das ações governamentais e possibilitado o contato direto entre as lideranças locais com o prefeito e seu secretariado, que se dá por meio de reunião na qual os líderes comunitários expõem ao prefeito, secretários e vereadores, as necessidades da população a qual representa.
O projeto de governo implantado em Aveiro está sendo cogitado para outros municípios da região.

TRAIRÃO

O trabalho existe em ritmo acelerado


De acordo com o jornalista Hiromar Cardoso, o popular Xaropinho, em apenas 2 anos, Danilo Vidal já fez mais de que os 12 anos administrado pelo prefeito Ademar Baú.
Pessoa simples e de agradável dialogo, disse Hiromar em seu Blog, o gestor trairense apesar de muitas dificuldades tem realizado obras em todas as áreas de seu governo, tais como escolas bem equipadas, água nas comunidades e bairros do município, merenda de boa qualidade, remédio aos postos de saúde, estradas e vicinais trafegáveis, energia nas vilas e agrovilas, funcionários e fornecedores em dias, telefonia celular e por fim, ele que é radicalmente favorável a criação do Estado do Tapajós, agora mais que nunca vem lutando para emancipar o já criado distrito de Caracol.
O jornalista que esteve por três dias visitando os municípios da região, afirmou que o prefeito Danilo tem urgência na construção de casas populares, na agência do Banco do Brasil, a instalação da operadora VIVO, a subprefeitura para o distrito de Caracol e o programa do cartão Dignidade que irá atender 500 famílias do município com 50 reais mensais.
Danilo Miranda é filho de FARO, porém passou parte de sua vida na comunidade de Aruri, uma região garimpeira que hoje faz parte do município de Trairão.